sobre a modalidade

O Ski Cross Country é um esporte de resistência, no qual os atletas percorrem variadas distâncias com esquis e impulsionados por bastões, em duas diferentes técnicas: a Clássica e a Skating.

Na primeira, os atletas percorrem trilhos previamente preparados, com os skis pararelos entre si. Já a técnica Skating é mais veloz do que a Clássica, na qual o atleta “empurra” o ski para “fora” em um ângulo de 45 graus. Foi desenvolvida na década de 70, a partir dos movimentos da patinação no gelo.

O Ski Cross Country pode ser realizado em diferentes formatos: Largada Intervalada, Largada em Massa, Revezamento, Skiathlon, Perseguição e Cross Country Cross.

Disciplinas

Distance (DI): prova de longa distância, na qual os atletas percorrem circuitos de 2 a 50 Km com subidas e descidas. As provas possuem diferentes formatos de largada explicados acima, sendo que os atletas podem competir contra o relógio ou entre si. 

Sprint (SP): Prova de curta distância, na qual os atletas percorrem pequenos circuitos de até 2 km, competindo contra o tempo na etapa classificatória, quando somente os 30 melhores tempos avançam para as baterias seguintes. Nas finais, os atletas classificados competem em baterias eliminatórias de 6 atletas, nas quais os 2 primeiros de cada bateria e os 2 melhores tempos avançam de fase até a determinação do vencedor. 

História

O Ski Cross Country é a forma mais antiga de esquiar e surgiu na Escandinávia, a partir da necessidade de se percorrer longos trajetos cobertos por neve. A transformação da prática do Ski Cross Country em uma modalidade esportiva é muito relacionada ao mesmo processo pelo qual o Ski Alpino passou, tendo as primeiras manifestações esportivas aparecido com os militares noruegueses no século XVIII. No século seguinte, contudo, é que o Ski, com suas diversas formas, oficialmente se tornou um esporte, com a primeira corrida acontecendo em 1842.

Brasil na modalidade

Em 2001, o Ski Cross Country brasileiro começou a se desenvolver com as primeiras participações do país em provas internacionais, tendo representação olímpica já no ano seguinte, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City (EUA).

Um ano após, em 2003, o primeiro Campeonato Brasileiro de Cross Country foi realizado e, desde então, é anualmente organizado pela CBDN na Argentina ou no Chile.

Em 2014, a CBDN realizou a primeira edição do Circuito Brasileiro de Rollerski, com duas provas disputadas no Centro de Treinamento da equipe de Cross Country e Biathlon, no Parque Eco-esportivo Damha, em São Carlos (SP). Atualmente, o Rollerski – adaptação do Ski Cross Country no asfalto – é reconhecido pela FIS – Federação Internacional de Ski e as provas do Circuito contam pontos no ranking mundial.