sobre a modalidade

O Biathlon de Inverno é a combinação do Ski Cross Country com o Tiro Esportivo. Neste esporte, o atleta atira em alvos a 50m de distância em duas posições: deitado e em pé. Na posição deitada, o alvo tem 4,5cm de diâmetro e, na de pé, 11,5 cm. 

Em uma prova, o atleta para de 2 a 4 vezes para atirar, realizando 5 disparos em cada parada. Para cada tiro errado, o competidor é penalizado com voltas adicionais de esqui ou adição de tempo no seu resultado final. 

As provas variam entre 10Km e 20Km para os homens e 7,5Km e 15Km para as mulheres e apresentam os seguintes formatos: Sprint, Individual, Perseguição, Mass Start e Revezamento. 

HISTÓRIA

O Biathlon surgiu como um método de caça em terrenos cobertos por neve na Escandinávia, mas as primeiras manifestações esportivas ocorreram no século XVIII, com a oficialização do Esporte em 1912, na Noruega.

36 anos depois, foi fundada a UIPMB – União Internacional de Pentatlo Moderno e Biathlon, que padronizou as regras para ambas modalidades. Apenas em 1993, o Biathlon ganhou uma entidade própria, a IBU – União Internacional de Biathlon, que oficialmente se separou da UIPMB em 1998.

Brasil na modalidade

No início de 2004, a CBDN foi oficialmente reconhecida pela IBU (International Biathlon Union) e passou então a ser responsável pelo desenvolvimento do Biathlon de Inverno no Brasil. Em 2006, veio a primeira participação em uma prova internacional oficial de Biathlon, com os atletas Leandro Ribela e Buck Kelmerson, em Obertilliach (Áustria). A partir do ano seguinte, a Confederação passou a organizar o Campeonato Brasileiro da modalidade, que hoje soma onze edições.

Em 2012, o Brasil conquistou a classificação pela primeira vez para o Campeonato Mundial da modalidade, feito obtido pela atleta Jaqueline Mourão, que participou das provas de Sprint e Individual nas edição de Ruhpolding (Alemanha), em 2012, e Nove Mesto (República Tcheca).

Jaqueline Mourão também escreveu o capítulo mais importante da história do Biathlon brasileiro até o momento, ao classificar o País para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia), competindo nas provas de Sprint e Individual.