Epic Pass x Ikon Pass: Qual escolher na hora de programar sua viagem para a neve?

Cada vez mais ideias são geradas no campo do turismo com o objetivo de facilitar e melhorar a experiência dos turistas. Os resorts de neve não fogem à regra e o público brasileiro há alguns anos se atenta a isso na hora de programar a viagem a destinos de neve. Na reta final desta temporada de inverno no hemisfério norte, estudamos alguns dos prós e contras de dois dos maiores expoentes desse mercado, o Epic Pass e o Ikon Pass.

Em 2008 o Vail’s Resort criou um passe, o Epic Pass, que oferece acesso ilimitado a alguns dos melhores resorts do mundo. E até este ano o Vail’s Epic Pass era o único, com dominância absoluta no mercado. A concorrência não tardou a chegar. O grupo Alterra Mountain Co. criou outro passe, o Ikon Pass, com o objetivo de fazer frente ao pioneiro passe de Vail. Desde sua chegada ao mercado, muitos se perguntam: “Qual o melhor entre os dois passes?”.

Primeiramente, vale perceber que cada empresa oferece diversos tipos de passes, com diferença de preço, é claro, e algumas restrições em comum, sobretudo a interdição ao passe em certos dias do ano como o natal e o ano novo. São os chamados black-outs days.

Um segundo lembrete se refere aos passes mais caros. Alguns dos resorts oferecidos só podem ser acessados em determinados dias do ano. Por exemplo, no caso do Epic Pass o turista tem a possibilidade de acessar sete dias o Resort de Telluride, enquanto no Ikon Pass, o mesmo número de dias se aplica a Aspen Snowmass.

Listamos alguns dos principais pontos de comparação entre os dois principais passes. Veja:

 

Disputa de mercado à parte, os próprios passes apresentam divisões internas, com possibilidades diferentes para os turistas. No caso do Ikon Pass, há a opção do Ikon Base Pass. Já no Epic Pass, a versão “reduzida” é o Epic Local Pass. 

Confira a comparação entre os dois diferentes passes propostos pelo grupo Alterra Mountain Co, o Ikon Pass e o Ikon Base Pass:

comparação ikon pass x ikon base pass

Veja também em mais detalhes os benefícios e diferenças entre o Ikon Pass e Ikon Base Pass: https://www.ikonpass.com/en/compare

Proposto pelo grupo Vail’s Resort, o Epic Pass também possui uma segunda opção para os turistas. Trata-se do Epic Local Pass

 

Em número de opções, de maneira geral, o Epic Pass leva vantagem sobre o Ikon Pass. No entanto, a conclusão é que as empresas oferecem passes similares e a decisão depende de uma questão de gosto, principalmente, se sua preferência é por uma viagem apenas na América do Norte ou também na Europa, além das características dos resorts oferecidos.

Conheça em detalhes as opções de cada um em seus sites oficiais e boa viagem:

Epic Pass

Ikon Pass