Dica de viagem para iniciante: Snowboard

Créditos: Hamish Duncan/Unsplash

Se você nunca viajou para praticar o Snowboard ou ainda está começando sua trajetória dentro do esporte, o Brasil na Neve preparou algumas dicas para sua próxima viagem ser a melhor possível, confira!

Viagem

Para a viagem em si, é importante levar em consideração que existem inúmeros resorts de Ski e Snowboard em todo o mundo. Em sua grande maioria, esses resorts oferecem além das pistas, aulas individuais ou em grupo com instrutores para o aprendizado de técnicas nessas modalidades e também aluguel de equipamentos ou até mesmo roupas indicadas para o inverno intenso.

Mais próximos ao Brasil, temos a Argentina e o Chile como opções para quem quer aproveitar a neve durante o inverno. Os resorts de Bariloche e Valle Nevado são dois dos mais populares entre os turistas brasileiros e representam ótimas opções para esse período do ano.

O mais importante é escolher o destino que cabe no seu bolso e que mais te agrada. Grande parte dos resorts também oferecem outras atividades na neve além do Snowboard, então vale a pena conferir as diferentes opções de lazer para todos.

Roupas

Roupas especiais são essenciais para uma viagem para a neve, afinal, o frio que estamos acostumados aqui no Brasil não é nem de perto tão intenso como o das montanhas.

Algo muito prático, não apenas para a prática do Snowboard mas para qualquer viagem para a neve, é vestir-se no sistema de camadas. Dessa maneira, é possível manter a temperatura, permitir a evaporação do suor e proteger-se do vento de acordo com as condições do dia.

É de suma importância que, no início, se utilize uma calça com a maior impermeabilidade possível. Em torno de 20.000 mm de impermeabilidade é o ideal. Já uma jaqueta com 5.000 mm é o suficiente para a atividade nas pistas em condições normais.

Além disso, os equipamentos de proteção são extremamente importantes. O capacete e os goggles (óculos de proteção) são os itens essenciais junto. Outras proteções podem ser utilizadas como a proteção de coluna para quem vai se arriscar em saltos ou em pistas com maior velocidade.

Prancha

Seja para alugar ou comprar sua prancha, a mais indicada para iniciantes é a rocker, um tipo de prancha mais maleável que são mais fáceis de utilizar e de aprender a girar. É importante que ela esteja bem afiada e encerada.

Com sua prancha pronta, é importante que sua postura seja adequada. Uma postura atlética, com seu pé dominante na frente, joelhos e tornozelos levemente dobrados, linha dos ombros paralelos a prancha e a cabeça virada para onde se quer ir é algo essencial para a prática do Snowboard.

Quedas

As quedas vão acontecer, não se preocupe. O importante é saber como cair.

A primeira coisa a se evitar é colocar as mãos na neve antes de cair pois grande parte dos acidentes envolvendo snowboarders de primeira viagem são punhos quebrados por conta desse tipo de queda.

Os músculos funcionam como uma armadura do nosso corpo, por isso, onde houver mais músculos, menor a chance de uma lesão mais grave.

A melhor maneira para se levantar no Snowboard é estando de barriga para baixo. Caso você esteja de barriga para cima, deite-se, dobre uma perna e mantenha a outra esticada, se vire sobre o perna esticada e, aí sim, tente levantar-se.

Além dessas dicas, as proteções citadas anteriormente são muito recomendadas.

Seguro

Apesar dessas dicas preciosas para a prática do Snowboard, outro ponto essencial para a sua viagem para a neve é a contratação de um seguro para a prática dos esportes na neve. A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve oferece em parceria com a Coris um seguro viagem que cobre, além da prática do Ski e do Snowboard, os custos em caso de contágio pela COVID-19, algo que passou a ser obrigatório em muitos dos destinos após o início da pandemia.

Brasileiro Open de Ski e Snowboard

A CBDN organiza anualmente o Campeonato Brasileiro Open de Ski e Snowboard. Este ano, o campeonato acontecerá entre 3 e 10 de setembro em Corralco no Chile. Além do campeonato, ocorrerão clínicas de ski alpino e snowboard entre os dias 31/08 e 01/09 para ajudar seu desenvolvimento técnico nas modalidades.

Neste ano, foi adicionada a categoria “rookie” ao campeonato, que consiste em uma categoria para iniciantes. Veja aqui como fazer sua inscrição!

Confira mais dicas para a prática do Snowboard!