Alerta de coronavírus para esquiadores e snowboarders: é seguro viajar?

É seguro viajar? Saiba as consequências e cuidados do coronavírus para esquiadores e snowboarders.

Atualização: nesta segunda, 16, também a Europa anunciou a decisão de se fechar para turismo por um período de 30 dias

Nas últimas semanas, a disseminação do coronavírus afetou esquiadores e praticantes de snowboard que planejam viagens de esqui nos Alpes e em outros lugares. Alguns voos e eventos foram cancelados, e algumas áreas fechadas. Veja algumas orientações a seguir:

Direitos de viagem

É ideal checar com as seguradoras e as companhias aéreas os procedimentos a fim de não invalidar sua apólice de seguro ou perder a viagem até o aeroporto. Muitos operadores turísticos, incluindo a Ski Solutions, a Crystal Ski Holidays e a Inghams, oferecerão outras datas ou mesmo destinos alternativos aos seus clientes que estão com passagens marcadas para locais não aconselháveis.

Cancelamentos

Em geral, nessas situações, o seguro de viagem cobre o valor. Então é essencial verificar com o seu, caso tenha. Agora se você não tem seguro, precisa entrar em contato com a companhia aérea ou a agência de viagem para verificar qual é a política correta. 

Alteração de passagem

Embora muitas seguradoras não cubram cancelamentos não essenciais, algumas companhias aéreas agora permitem que os passageiros remarquem voos. E, inclusive, não estão cobrando nessa situação.

A British Airways, por exemplo, afirmou que passageiros com reservas para alguns aeroportos no norte da Itália – incluindo Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bérgamo e Verona – poderão transferir seus voos para uma data posterior.

Alguns hotéis estão oferecendo reembolso também ou a opção de reservar novamente. No entanto, isso depende muito das condições no momento em que a reserva foi feita. Vale verificar.

Seguro de viagem

De acordo com o especialista em finanças pessoais, Martin Lewis, em entrevista para o site Skibro, se você tem férias reservadas para qualquer destino que ainda não está sendo afetado, aproveite para fazer um seguro, porque a situação pode mudar rapidamente.

Resorts fechado pelo coronavírus

Itália

Desde o dia 10 de março de 2020, todos os resorts de esqui italianos estão fechados para a temporada.

França 

Por enquanto, todos as estações seguem funcionando. 

Suiça

O Ticino, no sul da Suíça, que faz fronteira com a Itália, fechou todas as 13 estações de esqui, incluindo Nara – Leontica e Bosco Gurin – Grossalp. Todos os outros resorts de esqui suíços estão abertos e funcionando normalmente.

Áustria

Silvretta Arena Ischgl fechará por duas semanas, começando no sábado, 14 de março. As áreas de esqui circundantes de Kappl, See e Galtür devem permanecer abertas e funcionando normalmente.

Todos os resorts de esqui austríacos, exceto Ischgl e sua área de esqui mais ampla, estão abertos e funcionando normalmente.

China

Aproximadamente 50 estações de esqui na China – o país anfitrião dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 – foram fechadas ou fecharão em breve.