O que mudou no mundo da neve nos últimos 30 anos?

Passaram-se trinta anos do nascimento da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve e, desde então, muito se alterou no universo dos esportes de inverno.

Novas tecnologias, resorts cada vez mais completos, e mesmo as mudanças climáticas. Essas são algumas das diferenças. A paixão pela neve e pelos esportes, entretanto, continua igual – atingindo mais e mais pessoas ao redor do mundo (e do Brasil).

As principais mudanças da indústria da neve

Separamos algumas das principais mudanças na indústria da neve nas últimas três décadas, além do nascimento da CBDN! Confira.

A própria neve (e as nossas expectativas)!

Em primeiro lugar, é possível notar que o aquecimento global já afeta o mundo dos esportes de neve, sim. Durante as temporadas de inverno, as quedas de neve estão cada vez menos “estáveis” nos ski resorts: há registros de recordes em quedas de neve, seguidos de períodos de seca.

Além disso, há 30 anos, não havia “snow report”, webcams mostrando o clima em tempo real do ski resort e nem nada do tipo. Hoje, é muito difícil para um viajante ser pego de surpresa pela “falta de neve”.

A neve artificial

Os centros de ski indoor possuem um importante papel na democratização dos esportes de neve. E nós brasileiros sabemos muito bem disso. Muitas pessoas se apaixonam pelos esportes de inverno em centros indoors, de neve artificial, e depois passam a viajar para as montanhas e pistas de ski.

Estes centros, como o Snowland aqui no Brasil, existem em torno do mundo inteiro e começaram a surgir no fim da década de 80.

Além disso, os próprios resorts passaram a contar com a produção de neve para garantir sua abertura e operação dentro do período de inverno. A tecnologia de produção evolui a cada ano, gerando redução dos custos e acessibilidade à tecnologia por mais resorts ao redor do mundo.

Lift Tickets

Há 30 anos, era um ingresso de papelão comprado na própria estação e tinha um preço fixo. Hoje, o lift ticket é um bilhete eletrônico, que pode ser comprado online, com antecedência e condições de pagamento muito mais acessíveis.

Sem falar na checagem do seu lift! Antigamente feita no “olho” e atualmente feita por leitores digitais.

O Ski e o Snowboard

Por um lado, o Snowboard começou a atingir mais o público geral na década de 80. Aos poucos, o esporte foi conquistando mais espaço nos ski resorts e dividindo, de fato, as pistas com o tradicional ski alpino. Aliás, foi apenas em 1998 em que o esporte passou a ser disputado nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Por outro lado, o Ski teve que acompanhar as mudanças dos esportes de inverno e se atualizar constantemente: os skis hoje tem cada vez mais tecnologia embutida, seja no material, nos diferentes cortes, nos formatos, possibilitando a cada pessoa ter um equipamento que mais se adeque ao seu estilo de ski.