Veja como não ser um “jerry”, cometendo erros de novatos com essas dicas
Está começando a esquiar agora? Então existe algumas informações importantíssimas que você precisa saber antes de entrar de cabeça nesse esporte. A primeira delas é ser avisado que muitas pessoas praticam snowboard na mesma montanha.
Por isso, colisões indesajadas podem acontecer. E para evitar acidentes, o site Muscle & Fitness conversou com o atleta norte-americano John Collinson, da The North Face e da Red Bull, para ouvir os melhores conselhos para iniciantes no esqui. Confira:
Dicas para iniciantes no esqui
1- Olhe para cima
Esquiar no fundo de uma encosta sem olhar para a montanha, de acordo com Collinson, é a causa mais comum de colisões. Felizmente, a solução é simples: “Basta manter a cabeça girando”, diz ele.
2- Parar abaixo dos grupos
“Quer você esteja em um grupo ou nem conheça as pessoas, a coisa mais educada a fazer é sempre esquiar em torno e parar depois deles”, diz Collinson. Nem antes, nem no meio do caminho, por favor.
3- Não raspe moguls
Ao esquiar em uma corrida de moguls, Collinson diz que é preferível ficar no ritmo e evitar o que ele chama de deslizamento lateral, onde seus esquis jogam a neve no solavanco. Não sabe o que é um mogul? Confira o nosso glossário de esqui:
4- Siga reto nas cat tracks
As cat tracks são trilhas planas e estreitas que atravessam a montanha e conectam trilhas maiores entre si. A maioria dos esquiadores geralmente quer ter muita velocidade e, portanto, Collinson sugere que se mantenha em linha reta para não ficar na frente de quem está tentando aumentar a velocidade.
5- Não abaixe a barra do teleférico
Quando você estiver em um teleférico, pense nas outras pessoas antes de baixar a barra. “Eu estava com a cabeça baixa, desafivelando as botas e bati com o barra na minha cabeça”, diz Collinson. “Isso nunca é divertido.”
6- Evite o gaper
“A principal coisa a evitar é o que chamamos de gaper, que é quando existe uma grande diferença entre seus óculos de proteção e seu capacete ou gorro”, diz Collinson. “Se sua testa está aparecendo, esse é um sinal revelador de ser um gaper”. Nem queira saber o que acontece.
7- Tenha o equipamento adequado
Usar o equipamento certo é a chave para não parecer um gaper. Isso não significa que você precise ter os acessórios da moda ou mais modernos, mas usar itens como capacete de bicicleta, jeans em vez de calças de esqui e botas de esqui de entrada traseira, de acordo com Collinson, são indicadores de um novato.
8- Não tenha medo do teleférico
Existem outras maneiras de identificar um iniciante além do que eles estão vestindo. Por exemplo, não ser capaz de subir e descer de um teleférico sem dificuldades ou, pior ainda, ficar segurando a fila.
“Entendo que pode ser assustador com todas as grandes partes móveis e todas as pessoas”, diz Collinson. “Mas realmente é só sentar. Quando a cadeira aparecer atrás de você, vire para fora para ficar de costas para as outras pessoas e para a grade. Mantenha os joelhos flexionados, encoste-se na bota e, quando a cadeira bater na parte de trás das pernas, apenas encoste-se nela e deixe a cadeira te pegar. Não é tão difícil, acredite.
9- Ignore a Jerry Tuck
“A Jerry Truck é uma semi-evolução de uma dobra de corrida, mas com uma forma muito ruim, onde você se inclina para trás na bota e as mãos estão na cintura com os cotovelos abertos como um peru”, explica Collinson. “Parece ridículo. O único momento certo para ela é se você está brincando com seus amigos e/ou bebeu algumas cervejas no meio da montanha”.