O “frio” é considerado um dos melhores períodos para visitar o país. Isso porque o inverno no Chile promete diversas atrações, associadas com gastronomia e bebidas e paisagens naturais incríveis. Entenda sobre a época, veja quando ver neve e conheça as estações de neve e os pontos turísticos da região:
Quando é inverno no Chile
É importante deixar claro que o inverno no Chile pode mudar de ano para ano. Mas costuma ser na mesma época que no Brasil, dado a sua posição no globo (Hemisfério Sul e Ocidente). Seu início varia entre os dias 20 ou 21 de junho e vai até cerca dos dias 22 ou 23 de setembro.
Já as temperaturas nas cidades do país chileno chegam a -5, -3 durante a noite e variam de 18 a 20 graus, durante o dia. Por isso, o pico do calor tende a ser no horário do almoço, com sensações térmicas mais amenas.
Temporada de neve
Para ver neve, as épocas de julho, agosto, início de setembro são mais indicadas. Quando se fala em temporada de esqui no Chile, ela costuma acontecer depois da primeira quinzena de Junho e vai até a primeira quinzena de Setembro. Mas pode variar todo ano, iniciando no final de maio, início de junho, final de junho e ir até final de setembro ou início e meio de outubro.
Não é em todos os lugares do Chile que neva. Em Santiago, por exemplo, não costuma nevar. Para conseguir ver a branquinha, tem que se deslocar até alguma das estações de esqui (que ficam abertas apenas de junho a outubro) ou então para cidades como Chillán, Pucón, Corralco, Cerro Mirador, Cordilheira dos Andes, Valparaíso ou algum vulcão.
Estações de esqui e Resorts de neve
- Valle Nevado
- El Colorado
- La Parva
- Farellones
- Chillán
- Portillo
- Antillanca
- Pucón
- Lagunillas
- Corralco
- Cerro Mirador
- El Fraile
- Las Araucarias
- Antuco
- Chapa Verde
- Osorno
Leia sobre cada uma aqui.
Pontos turísticos
Além dos resorts e estações de neve, é possível realizar vários passeios no inverno no Chile:
Parque Nacional Torres del Paine
20 km de paisagens com montanhas, riachos, lagos que podem ser visitados com carro, de bicicleta e fazendo trekking.
Geleira San Rafael
Geleira que vai até uma laguna, se transformando em um paredão de gelo, com torres azuis e turquesas, de onde se desprendem icebergs com mais de 30 mil anos.
Road Trip Carretera Austral
Estrada com quase mil km, que conecta o norte e o sul do país, é cheia de paisagens lindas, como florestas, vulcões, geleiras.
Cerro San Cristóbal
Colina com mais mais de 800 m, com vista de Santiago, e pode ser feito de funicular ou fazer trilhas para ter vistas panorâmicas da região.
Cerro Santa Lucia
Colina com quase 300 degraus até um mirante que dá para ver os principais pontos turísticos de Santiago.
Cajón del Maipo
Região cheia de lagos de águas esverdeadas, piscinas termais e paisagens lindas, com montanhas com neve.
Museu “La Chascona” Pablo Neruda
É uma das três residências construídas por Pablo Neruda, onde viveu com a terceira esposa, Matilde Urriaga. Possui passagens secretas e um acervo conta com livros e anotações do poeta, além de fotos com escritores brasileiros como Jorge Amado e Vinícius de Moraes.
Valparaíso e Viña del Mar
Mesmo no inverno, as cidades litorâneas merecem uma visita por suas construções e ruas coloridas. É onde também estão a La Sebastiana (uma das casas de Pablo Neruda) e a Casa Pablo Neruda, o relógio das flores, etc.
Vinícolas
Dá para conhecer o processo de produção de vinho, com um tour pelo espaço e degustações. A mais conhecida é Choncha y Toro, mas também é uma opção conhecer a Viña Aquitania, Santa Rita, Undurraga e Cousiño Macul.