Dinâmico, segundo dia de Sprint premia bom momento de Victor Santos e ascensão de Thiago Silva

circuito brasileiro de rollerski sprint

Neste sábado (28), o segundo dia de competições do Circuito Brasileiro de Rollerski em São Carlos (SP) primou pela emoção. Durante as provas de Sprint em diversas categorias, duas das mais aguardadas decisões premiaram Victor Santos, na categoria adulta, e Thiago Silva, no Sub-16, pela boa fase de treinos e regularidade em momentos competitivos. Enquanto isso, Eduarda Ribera e Bruna Moura mantiveram seu domínio entre as mulheres, e o paralímpico chamou atenção pelo recorde de atletas em uma mesma competição.

Em grande fase e amadurecido pela experiência de PyeongChang, Victor Santos usa todo seu repertório e estratégia para ser o atleta de maior evidência nesta etapa. Após vencer a prova de 10km estilo clássico na última sexta (27), Santos voltou a faturar ouro na final do Sprint, em grande duelo com Rhaick Bomfim (medalhista de prata), Paulo Santos (bronze) e Lucas Lima (4º lugar).

“Foi muito disputada, com todos atletas bem e querendo muito coisas grandes desde a semifinal. Na final, usei um pouco de estratégia e da minha experiência para garantir estar bem e aproveitar o sprint na reta final”, disse Victor Santos.

No sub-16, Thiago Silva, também cria do Projeto Social Ski na Rua, comprovou na pista todo seu desenvolvimento na modalidade com uma ótima técnica do início ao fim. Seu grande adversário pelo ouro foi Claudio Gustavo. Guilherme Amancio foi ao terceiro lugar do pódio final.

Se a emoção deu o tom nas disputas masculinas, nas femininas predominou o mesmo cenário do primeiro dia. Bruna Moura absoluta no adulto e Eduarda Ribera no Sub-19. Ambas têm garantido a manutenção de certa “hegemonia” em suas categorias apesar da franca evolução de outras atletas, bem como o aumento da participação feminina.

Paralímpico bate recorde de atletas

Com 18 atletas em São Carlos e 16 que participaram das provas de hoje em quatro categorias diferentes – VI e Sitting Masculino, e Standing e Sitting Feminino –, o Circuito registrou recorde de participantes no Para Cross Country. Inúmeros atletas vindos dos núcleos de desenvolvimento do Para Cross Country, criados em parceria com a Fundação Agitos, fizeram sua estreia oficial.

Além de Cristian Ribera e Aline Rocha, que venceram em suas categorias, Thiago Belizia  faturou o ouro no VI masculino e Karina Becker no Standing feminino.

Confira os resultados gerais do primeiro dia clicando aqui.

Cronograma final de competições:

29/07

10km/5km estilo livre – Adulto Masculino e Feminino, Paralímpico Masculino e Feminino.
Revezamento Misto – Sub-19 Masculino e Sub-16 Feminino.